Saiba o que é uma Hospedagem Cloud ou Hospedagem de Sites na Nuvem

31 de outubro de 2020

Também conhecida como Cloud Hosting, a Hospedagem Cloud é um tipo de hospedagem de sites que usa vários servidores diferentes para equilibrar o uso de recursos e garantir o funcionamento constante de um serviço de hospedagem. 

Hospedagem de Sites na Nuvem Sync Host

 

O diferencial desse serviço é que, ao invés de centralizar tudo em um único servidor, um projeto online em Hospedagem na Nuvem fica hospedado em um cluster de servidores. 

Eles estão todos interconectados e fornecem os recursos necessários para um site funcionar. Assim, se algum deles parar de trabalhar por qualquer motivo, um outro servidor assume essa posição e garante a execução da atividade.  

Com a Hospedagem, o usuário recebe uma parte desse cluster (conjunto). E isso é o contrário de um serviço de hospedagem tradicional, do qual o usuário recebe um pequeno espaço de um único servidor. O que pode não ser o suficiente para projetos mais robustos.

 

Arquitetura da Hospedagem Cloud

 

Vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a espinha dorsal de uma Hospedagem Cloud. Sua estrutura é um pouco diferente dos outros tipos de hospedagem de site. 

  • A maior parte das hospedagens costuma centrazilar tudo em um único servidor que serve uma grande quantidade de sites. Assim, se algo deixar de funcionar, todos os sites hospedados nesse mesmo servidor ficam fora do ar até que ele seja restaurado.
  • A multiplicidade de servidores distribuídos da Hospedagem Cloud resolve todo esse problema. Como cada site hospedado é distribuído por diferentes localidades, não tem como ele ficar fora do ar caso algo aconteça com um dos servidores.

Um exemplo de site que usam o método distributivo da Hospedagem Cloud são os de buscadores e de redes sociais. Isso porque um só servidor não é capaz de lidar com o peso de todos os acessos e dados transitados entre a fonte e os usuários. 

Quais Tipos de Sites Usam Hospedagem Cloud?

A Hospedagem Compartilhada é o tipo mais comum e mais usado por sites na internet. Ainda assim, existem tipos específicos de sites que são mais indicados para a Hospedagem Cloud.

São eles:

  • E-commerces (lojas virtuais).
  • Sites de geração e gerenciamento de leads.
  • Páginas corporativas.
  • Agências de publicidade e marketing.
  • Projetos com alto tráfego de dados e usuários.

Ainda assim, a Hospedagem na Nuvem é muito indicada para projetos que podem escalar rapidamente. 

Considerando que o usuário precise de mais recursos e poder de banda para rodar seu site com fluidez, o serviço é ideal para projetos que esperam receber muitos cliques, tráfego e trocas de dados em todas as páginas.

De maneira geral, é uma escolha muito consistente na maioria das situações, ainda mais porque ela é superior à Hospedagem Compartilhada e aos Servidores Virtuais (VPS).